quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mistérios de uma duplicidade...



Olá navegadores!


Mais uma vez estamos aqui e com uma atividade um pouco diferente...

Na última aula (11/09), assistimos o filme “Duplicity” (2009), que traz na trama comédia romântica e espionagem. O enredo baseia-se na rivalidade entre duas grandes multinacionais, que contratam dois espiões, Claire Stenwick e Ray Koval, antigos agentes do departamento de inteligência do Governo, para que eles descubram os segredos e fórmulas de novos produtos. Cada espião trabalha para uma empresa, que são comandadas por Howard Tully e Dick Garsik. Os temas de espionagem, romance, comédia e um pouco de suspense, são apresentados de um modo bem interessante e exigem muita atenção do espectador.





 
E quando se trata da aula de Diplomática e Tipologia Documental, aí que a nossa atenção é exigida! Mas então, qual a atividade?
Nós, alunos, além de assistirmos o filme, tivemos que selecionar três documentos inseridos na narrativa e responder as seguintes questões:
 
- Qual o contexto que estes documentos estão inseridos?
- Quais os seus sinais de validação?
- Os documentos são autênticos? Justifique e explane sobre.
- Os documentos são verídicos? Justifique e explane sobre.
 
 
A atividade será disposta da seguinte maneira: documento/contexto/sinais de validação/autenticidade e veracidade.
 
Então, vamos lá...
 
  • Carta de Howard Tully:
Este documento traz informações sobre um produto inovador que será lançado num futuro próximo. É uma carta que foi escrita pelo dono de uma das empresas, Howard Tully.
São sinais de validação: digital, caligrafia de Howard Tully.
Esta carta é autêntica e verídica, foi realmente escrita à mão por Tully.
 
  • Conta de hotel que Claire e Ray hospedaram-se em Roma:
Documento de gastos com hospedagens e demais gastos em hotel localizado em Roma.
São sinais de validação: dados do hotel, do quarto, dados dos hóspedes, relação de gastos confirmados por Ray e Claire.
Esta conta é autêntica e verídica, pois foi criada por um hotel que existe e traz dados sobre despesas que realmente aconteceram.

  • Relatórios de viagens da empresa de Howard Tully: 

Documentos que trazem dados sobre diversas viagens feitas pelos funcionários da empresa de Howard Tully para variados lugares.
São sinais de validação: dados da empresa, dados dos funcionários, rotas de viagens, voos, hospedagens.
Os relatórios são autênticos, porém não são verídicos. A autenticidade se dá pelo fato dos relatórios serem estruturalmente idênticos aos verdadeiros, trazem os dados nos locais certos. A não veracidade se dá pelos dados que são falsos, uma vez que foram criados, implantados nos relatórios de viagens. Os dados sobre datas e horário de voos, hospedagens em determinados hotéis, período de viagens são falsos, foram inventados de modo a enganar os espiões da outra empresa, comandada por Dick Garsik.


Fontes:
Imagem:
https://www.google.com.br/search?es_sm=93&biw=1366&bih=599&tbm=isch&sa=1&q=duplicidade&oq=duplicidade&gs_l=img.3..0i30l10.249902.252965.0.253078.12.10.0.0.0.0.379.1207.2-3j1.4.0.ecynfh...0...1.1.64.img..8.4.1203.0B8EJP5ufwk&dpr=1&cad=cbv&sei=u8b6VaHVCYuke-CrnoAE#tbm=isch&q=duplicity&imgrc=4kGgByeZoTHF7M%3A
Texto: 
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-132303/

Um comentário: