quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Documento misterioso!

Olá navegadores!!!

A atividade dessa semana consiste em desvendar o mistério de um documento misterioso!
Isso mesmo, hoje vamos descobrir os segredos de um documento que a maioria do grupo CulturArq nem sabia que existia!

Na sexta passada, dia 18/09, o Prof.º André nos entregou o documento abaixo com apenas a seguinte informação: esse documento é o "avô do pen drive". Essa informação deu um nó nas nossas cabeças e, com isso, passamos a procurar mais informações para desvendar esse mistério.
A atividade é responder as seguintes questões:
- Qual a espécie documental?
- Este documento é autêntico?
- Quais seus sinais de validação?
- Qual o seu formato?
- É documento de arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não?

Enfim, o documento misterioso:

O mistério desvendado através de informações:
O documento acima é chamado cartão perfurado. O cartão contém informação digital que é representada pela presença ou falta de furos em posições predefinidas. De início, foi aproveitada por Hermam Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company, que é a precursora da IBM. Mas foi realmente inventado por Joseph-Marie Jacquard, no ano de 1804, através de um tear mecânico, que era capaz de receber e ler cartões perfurados.
Uma informação interessante é que no ano de 1890 foi possível codificar os dados do censo dos Estados Unidos nos cartões perfurados.

As questões e as nossas repostas:
- Qual a espécie documental?
Não identificada.
- Este documento é autêntico?
Sim, o documento em questão é autêntico, pois é estruturalmente verdadeiro, os dados estão dispostos de modo correto, autêntico.

- Quais seus sinais de validação?
Identificamos alguns sinais de validação, tais como: furos no cartão, que contêm informação digital codificada; nome da empresa (IBM, no canto inferior esquerdo); número na sequencia no nome IBM, provavelmente, é um número de série do cartão, mostrando que ele é único.
Há uma informação no canto superior esquerdo, mas não foi possível identificá-la, nem pessoalmente, nem por foto. Imaginamos que essa informação seja uma identificação sobre os dados contidos no cartão perfurado.

- Qual o seu formato?
Cartão.

- É documento de arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não?
O grupo CulturArq concluiu que, por não termos acesso aos dados presentes no cartão, não é possível identificar se o mesmo é documento de arquivo ou não. Também não é possível identificar de qual arquivo o documento é, caso seja documento de arquivo. 

Foto do outro lado do cartão:

Fontes:             

Nenhum comentário:

Postar um comentário