terça-feira, 22 de setembro de 2015

Criando conceitos!

Olá galera!

Hoje vamos criar conceitos! Mas de que modo? Ao longo do curso, fixamos conceitos arquivísticos para aprimorar nosso conhecimento na área.
A atividade abaixo consiste em vincular um desses conceitos a uma foto que tenha ligação com nosso tema: a cultura na Ditadura Militar.
Então, vamos à atividade...

A foto abaixo é um registro da "Manifestação dos Cem Mil", que ocorreu em 26 de junho de 1968, contra o regime militar. A manifestação foi organizada pelo movimento estudantil e contou com a participação de intelectuais, artistas e vários outros setores da sociedade.
 
 

  • Identificação da foto:
Autor: David Drew Zingg (fotógrafo norte-americano)
Data: 26/06/1968
Período: Ditadura Militar
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

  • Criando conceitos...
Conceito: Seriedade
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), do Conarq, série é uma “subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequencia de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto”.
Observando-se a foto, percebe-se que há uma sequencia de pessoas, unidas pelo mesmo ato: a manifestação contra o regime militar.
Entendemos que as pessoas reunidas na foto acima são os documentos, que estão reunidos pela mesma função, empenhados na mesma atividade, a favor de um mesmo assunto.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Passeata_dos_Cem_Mil
https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/dez-fotos-historicas-da-passeata-dos-cem-mil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário