terça-feira, 6 de outubro de 2015

Uma breve visita...

Olá colegas!!!



Hoje a atividade é diferenciada: vamos visitar os blogs amigos e analisar os posts que são interessantes para o estudo de Arquivologia!

A minha atividade estará disposta da seguinte maneira: identificação do blog, link da postagem e meus comentários.
Vamos lá...

1) Futebol e Diplomática

Link: http://futebolediplomatica.blogspot.com.br/2015/05/diplomatica-tipologia-documental.html
Comentários: Esta postagem, de maneira direta e simples, mostra à todos a importância da Diplomática e Tipologia Documental para o processo de classificação. A postagem consiste nas opiniões de duas colegas sobre o assunto. O que me chamou mais atenção foi o comentário feito pela Kadidja: "Para o processo de classificação, que no uso de um Plano de Classificação, resulta na subdivisão das séries documentais em grupos ou classes, é preciso o entendimento da Diplomática e da Tipologia na definição do documento de arquivo e suas características".

2) Diplomática documental

Link: http://diplomaticadocumental.blogspot.com.br/2014/09/tarefa-3-o-documento-para-o-qual.html
Comentários: Esta postagem me chamou atenção por tratar de uma assunto sempre em alta: a falsificação de documentos, no caso, da carteira de identificação de um militar policial. O grupo fez um desafio com a história exposta e faz refletir a necessidade de saber diferenciar um documento falso de um verdadeiro, através de análises diplomáticas e tipológicas.

3) Terminologia... Só que não!

Link: http://terminologiasqn.blogspot.com.br/2014_11_01_archive.html
Comentários: Por meio dessa postagem, o grupo traz a discussão da necessidade de dominar conceitos arquivísticos para realização de provas de concurso. Ou seja, trata da nossa provável futura realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário