sábado, 10 de outubro de 2015

Outubro ou nada!


Bom diiia pessoas!!

O blog CulturArq é voltado para a compreensão da cultura no período da Ditadura Militar no Brasil. Tratamos de diversos documentos relacionados ao tema de maneira que, além de construir nosso conhecimento, possamos também construir informações importantes para aqueles que tenham curiosidade em saber mais sobre documentos e cultura.
Porém, hoje vamos fugir um pouco do tema... Mas não da luta!

O assunto de hoje é voltado para as mulheres por dois motivos: 
Primeiro, com muito custo e suor, elas conquistam a liberdade de serem elas mesmas: mulheres. Essa luta pelos seus direitos é constante e diária. Já se ouviu falar muito sobre mulheres guerreiras que lutaram, muitas vezes até a morte, por seus direitos. Ainda se ouve, pois essa questão é um tema atual e rotineiro. E sabe-se que ainda se ouvirá, já que tem muita coisa para se modificar em relação as mulheres na sociedade.
Segundo, estamos no mês de Outubro, mês mundialmente destinado a conscientização e prevenção do câncer de mama.

Sobre o primeiro motivo, vamos conhecer Leila Diniz...                              


Leila Diniz foi uma mulher corajosa e forte que vivenciou o período de Ditadura Militar. Professora de formação, na década de 60, quebrou tabus ao aparecer grávida e de biquíni na praia. Também fez fortes declarações sobre suas relações sexuais e não economizou palavrões em uma entrevista dada ao jornal O Pasquim.
     
                                                      Disponível em
   

Sobre o Outubro Rosa...

Todo mês é mês da mulher se tocar e fazer o autoexame da mama, como maneira de identificar alguns nódulos mamários ou secreções, que podem ser ou não câncer de mama. O autoexame é o primeiro passo e não substituiu a mamografia! Mas, especialmente, no mês de Outubro é que as campanhas ficam mais fortes e constantes, devido ao movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância de fazer o autoexame.

Para mais informações, acessem os links abaixo:
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva: 
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Outubro rosa: 
Instituto Neo Mama: http://outubrorosa.org.br/
Instituto Brasileiro de Controle de Câncer: http://www.ibcc.org.br/autoexame/mama.asp

Então, mulheres leitoras, se toquem! Não tenham medo nem receio. Avisem as não leitoras... Essa luta é sua, é de todas as mulheres!

Fonte geral:


Nenhum comentário:

Postar um comentário