sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Tipologia Documental, afinal o que é isso?

Olá Galera!

Estamos no início do semestre e este será cheio de desafios! E como primeiro desafio, precisamos definir o que é Tipologia Documental. Então, o que é Tipologia? Bem, antes de definir o que é isto, é necessário contextualizar esse termo e nada melhor do que começar explicando o que é Diplomática.
A Diplomática é responsável por estudar a estrutura formal dos documentos, sendo seu objetivo analisá-los de acordo com sua espécie documental.
Tendo isso em mente e analisando alguns textos, além de prestar muita atenção no que o Professor falou em sala, entendemos por Tipologia como a necessidade de estudar e identificar os conjuntos orgânicos dos documentos, de modo a separá-los pelo contexto de produção e sua função dentro do arquivo em que está localizado.

Exemplo;
- Disco de vinil, este tipo documental, que registra sons, quando foi produzido a sua função era divulgar o trabalho intelectual do artista. Porém, este mesmo disco, se inserido em um arquivo, vai possuir uma função totalmente diferente. Este disco em um arquivo, por muitas das vezes, vai ter a função de fazer um recorte da produção musical de determinada época.


Guerra Peixe / Série A Grande Música Do Brasil Vol. 1 – A Grande Música De Chico Buarque (1978)

2 comentários:

  1. Pela explicação do grupo percebe-se que a tipologia é uma espécie do gênero diplomática, tendo em vista que a análise tipológica leva em consideração não apenas o tipo mas também a espécie documental, ou seja, além da análise da estrutura formal, é analisado o contexto no qual o documento está inserido e a função que exerce no arquivo e no uso social.

    ResponderExcluir
  2. O exemplo é bom, porém a argumentação poderia ser mais "arquivística". O contexto referido pelas comentarias deveria ser o do arquivo e não o histórico-social.

    ResponderExcluir